Participantes do evento buscam fortalecer políticas públicas em todo o país
Durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília, foi proposta a criação do Sistema Nacional Federativo para as Mulheres. O objetivo é fortalecer a formulação e execução de políticas públicas de direitos das mulheres de forma articulada entre União, estados, Distrito Federal e municípios. Para garantir o financiamento contínuo das ações, as delegadas pleiteiam a instituição de um fundo nacional para as mulheres.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou a importância dessa proposta, comparando-a a sistemas já existentes, como o SUS e o SUAS. A deputada Maria do Rosário também reforçou a demanda, ressaltando a necessidade de políticas públicas no âmbito local e federativo. O debate sobre a criação do fundo nacional para as mulheres e a coordenação entre os diferentes níveis de governo na execução de ações voltadas ao público feminino foi tema de discussão no evento, com a participação de lideranças políticas.
A ministra Marcia Lopes defendeu o diálogo e a integração entre os diferentes poderes e níveis de governo para garantir a efetividade das políticas. Além disso, foi destacada a importância da participação social e da mobilização das mulheres para garantir a implementação de políticas concretas e transformadoras.
