Hugo Motta afirma que inclusão do projeto na pauta ainda não está definida, enquanto Davi Alcolumbre é contrário a anistia ampla
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, declarou que ainda não há definição sobre a inclusão do projeto de anistia aos acusados de golpe de Estado na pauta do Plenário. Ele afirmou que está ouvindo líderes a favor e contra a proposta. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se posicionou contrário a uma anistia ampla e geral, como proposto pelo Partido Liberal (PL).
Alcolumbre pretende apresentar um texto alternativo sobre o tema. O projeto de lei da anistia, defendido pela oposição, perdoa os condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado no STF colocou a anistia de volta às discussões no Congresso, podendo beneficiar o ex-presidente.
A PGR acusa Bolsonaro de liderar uma tentativa de golpe com planos de assassinatos. Diversos aliados do ex-presidente também estão sendo julgados. Especialistas alertam que anistiar crimes contra o Estado Democrático de Direito pode ser inconstitucional.
