Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Hugo Motta afirma que inclusão do projeto na pauta ainda não está definida, enquanto Davi Alcolumbre é contrário a anistia ampla

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, declarou que ainda não há definição sobre a inclusão do projeto de anistia aos acusados de golpe de Estado na pauta do Plenário. Ele afirmou que está ouvindo líderes a favor e contra a proposta. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se posicionou contrário a uma anistia ampla e geral, como proposto pelo Partido Liberal (PL).

Alcolumbre pretende apresentar um texto alternativo sobre o tema. O projeto de lei da anistia, defendido pela oposição, perdoa os condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado no STF colocou a anistia de volta às discussões no Congresso, podendo beneficiar o ex-presidente.

A PGR acusa Bolsonaro de liderar uma tentativa de golpe com planos de assassinatos. Diversos aliados do ex-presidente também estão sendo julgados. Especialistas alertam que anistiar crimes contra o Estado Democrático de Direito pode ser inconstitucional.

Destaques Informa+

Destaques 

Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

Conselhão entrega a Lula propostas de metas de desenvolvimento do país

Contran aprova novas regras da CNH e acaba com aulas obrigatórias em autoescolas

TSE inicia Teste da Urna 2025 para garantir segurança das eleições de 2026

Pronunciamento de Lula destacará isenção do IR e programas sociais