Vice-presidente destaca avanços e próximos passos em relação comercial entre Brasil e EUA
O vice-presidente Geraldo Alckmin comemorou os novos avanços na redução de tarifas do governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Após o encontro entre os presidentes Lula e Trump durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, algumas tarifas foram reduzidas significativamente, como a da madeira macia e serrada, que passou de 50% para 10%. Alckmin ressaltou que a exclusão desses produtos do tarifaço de 50% representa a retirada de US$ 370 milhões em produtos brasileiros exportados.
Ele também destacou a importância do diálogo com o secretário de Comércio dos EUA e a expectativa de próximos passos nessa relação comercial. Além disso, o vice-presidente mencionou o sucesso do programa Carro Sustentável, que zerou impostos e concedeu estímulos para a comercialização de veículos fabricados no Brasil e sustentáveis. As vendas de carros novos aumentaram 28,2% desde o lançamento do programa.
Lula e Trump devem ter um próximo encontro, seja virtual ou presencial, para dar continuidade às negociações comerciais entre os dois países.
