Equipe econômica analisa possibilidade após pedido de Lula da Silva
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que, a pedido do presidente Lula, está sendo realizado um estudo abrangente sobre a viabilidade de adotar a tarifa zero no transporte público no Brasil. Atualmente, 136 municípios já oferecem transporte gratuito, principalmente em cidades de pequeno e médio porte. Em algumas capitais, como Brasília e São Paulo, a gratuidade é válida apenas aos domingos e feriados.
Haddad destacou a importância do transporte público para os trabalhadores e afirmou que a equipe está analisando diversos aspectos do setor, como custos, subsídios do governo, contribuições das empresas e impacto no bolso dos usuários. Além disso, o governo quer identificar possíveis desafios tecnológicos e oportunidades. Em Brasília, movimentos sociais se mobilizam para pressionar o governo e o Congresso Nacional sobre o tema.
A Caravana pela Tarifa Zero, organizada pelo Movimento Passe Livre, está promovendo aulas, audiências públicas e reuniões para debater as alternativas para a implementação da gratuidade no transporte.
