PorRedação g1 SP— São Paulo 20/10/2025 11h18Atualizado20/10/2025 O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta segunda-feira (20) aumentar para 35% o percentual de mistura de etanol na gasolina. Em junho, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou elevar, a partir de 1º de agosto, o percentual de mistura do etanol na gasolina de 27% para 30% e, no caso do biodiesel, subir de 14% para 15% a mistura do etanol. As medidas visam a auxiliar o país a enfrentar possíveis altas no preço do petróleo em razão do conflito militar entre Irã e Israel.
Presidente da Câmara, Hugo Motta, defende aumento de etanol na gasolina — Foto: Reprodução/TV Globo O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta segunda-feira (20) aumentar para 35% o percentual de mistura de etanol na gasolina. Motta deu a declaração ao participar da abertura da 25ª edição da Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol, realizada emSão Paulopela Datagro. Em junho, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)aprovou elevar, a partir de 1º de agosto, o percentual de mistura do etanol na gasolina de 27% para 30%e, no caso do biodiesel, subir de 14% para 15% a mistura do etanol.
As medidas visam a auxiliar o país a enfrentar possíveis altas no preço do petróleo em razão do conflito militar entre Irã e Israel. 🛢️O Irã é um dos principais produtores mundiais de petróleo, refinado para produção de combustíveis fósseis. 🪙Na ocasião, o secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, afirmou que o governo projeta, com a medida tomada nesta quarta, uma queda de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina vendida nos postos de combustíveis.
Segundo ele, a queda no preço da gasolina é aguardada porque o etanol, considerada a tributação, é mais barato do que a gasolina. Mendes afirmou que a medida abre caminho para que o Brasil seja autossuficiente em gasolina. O secretário também disse que o aumento do percentual de etanol na gasolina deixa o país menos suscetível às oscilações do petróleo no mercado internacional, em especial no cenário atual de conflitos no Oriente Médio.
No caso do Irã, cerca de um terço do petróleo comercializado no mundo passa pelo estreito de Ormuz. Um eventual bloqueio do espaço pode ampliar o preço dos barris. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o aumento de etanol no biodiesel não deve ter impacto significativo nos postos.
Veja também: Veja os vídeos que estão em alta no g1 De segunda a sábado, as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma conta Globo gratuita. Veja também Milei recebe socorro bilionário dos EUA dias antes de eleição crucial Governo argentino sofre com falta de dólares.
País vai renovar parlamento no domingo. Em meio a tensão entre Maduro e Trump, Lula defende ‘zona de paz’ Colômbia convoca embaixador após Trump chamar Petro de traficante Petrobras reduz preço da gasolina em R$ 0,14 por litro para distribuidoras Paraná confirma a 1ª morte por consumo de bebida com metanol Apagão na nuvem da Amazon: o que se sabe sobre a pane mundial Advogada que salvou família de incêndio está em estado gravíssimo Lula pode anunciar hoje novo ministro e o substituto de Barroso no STF Roubo no Louvre: como os ladrões entraram? Que joias foram levadas?
