Presidente brasileiro prioriza manter região livre de conflitos e intervenções estrangeiras
O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) reafirmou o compromisso do Brasil em manter a América Latina e o Caribe como uma zona de paz durante uma cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Mesmo sem citar a tensão entre Venezuela e Estados Unidos, Lula destacou a importância de evitar intervenções estrangeiras que possam causar danos maiores do que pretendem evitar. Em meio a uma ofensiva dos EUA no mar do Caribe, próximo à Venezuela, Lula ressaltou a necessidade de fortalecer o multilateralismo e a boa relação entre os países.
A situação na Venezuela também pode ser discutida em um possível encontro pessoal entre Lula e Trump durante uma cúpula na Malásia. Lula já deixou claro sua posição contrária a intervenções em países sul-americanos e deve abordar esse tema com o presidente dos EUA. O presidente brasileiro deseja sorte aos novos diplomatas que assumirão embaixadas no Brasil, destacando a importância da relação pacífica entre os países e do respeito aos direitos humanos.
A reunião entre Lula e Trump pode ser o primeiro encontro pessoal entre os dois líderes desde uma breve conversa na ONU e uma ligação telefônica. A Venezuela pretende denunciar os EUA na ONU após Trump confirmar operações da CIA no país.
